Um email enviado pela mãe pode ter sensibilizado as autoridades americanas, que resolveram libertar hoje, a jovem roraimense Liliana Matte, de 17 anos que estava detida desde o dia 22 de agosto em um abrigo nos EUA.
Anaíde Matte, mãe da jovem, viajou imediatamente para os EUA, apesar de estar se recuperando de um procedimento cirúrgico nos olhos. A família se preparava para a medida extrema de pedir a deportação voluntária quando a mãe enviou o email e a adolescente foi libertada.
“Mandei foto da minha cirurgia, falei que ela ficaria sozinha nos Estados Unidos, pois estávamos indo embora, eu e o irmão, pois se manter aqui é muito caro e eu precisava retirar os pontos dos olhos. Implorei para libertarem minha filha. Graças a Deus me atenderam. Estamos todos felizes.” disse Anaide.
A estudante e modelo não pôde entrar no país, tendo sido detida no aeroporto Opa Locka Executive, em Miami, após tirar uma selfie em área proibida e permaneceu 18 dias em um abrigo na cidade americana de Chicago, no estado de Illinois.
A jovem contou a mãe que dentro do abrigo é uma experiência ruim. “Ela ficou muito solitária, tem muitas regras e muito preconceito por ser brasileira” disse.
A jovem e a família já compraram as passagens e devem retornar sexta-feira ao Brasil com previsão de chegada às 9hs na madrugada de sábado no aeroporto de São Paulo.
“Estamos indo para casa, graças a Deus. Com certeza ainda pretendemos voltar como turistas, os Estados Unidos vale muito à pena. Eu entendo tudo que se passou, as precauções que tomaram porem poderiam desenrolar mais rápido a liberação. Ainda bem que tudo acabou” desabafou.